top of page

Reunião Ordinária da CPG do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte -

  • RD PGEHA
  • 20 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

Reunião Ordinária da CPG do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte

18/04/2016

14:o0 – Secretaria do Programa, prédio ao lado do antigo MAC Cidade Universitária

Estavam presentes os Professores membros do conselho, a saber, Cristina Freire (coordenadora do programa), Edson Leite (vice-coordenador), Carmen Aranha, Jane Marques e Lisbeth Rebolo. Ana Paula Pismel aluna do Programa, estava presente na qualidade de Representante Discente. Abrindo a reunião, os professores Cristina Freire e Edson Leite levaram ao conhecimento dos demais membros da CPG algumas informações sobre as mudanças no regimento da Pós-Graduação da USP no que diz respeito aos programas interunidades. Um ponto importante sobre as entrevistas com a banca nos processos de seleção: o professor indicado pelo aluno como possível orientador poderá participar da banca. Isso permitirá a ele conhecer melhor os candidatos e seus projetos antes de escolher entre eles, se for o caso. Outro apontamento relevante diz respeito à internacionalização do Programa, que deverá, inicialmente, ter grande parte de seu site transposta para o inglês. Um terceiro fato que foi dado a conhecer coloca a ideia da criação de uma série de cursos relativos à área técnica da pesquisa (escrita científica, ABNT, formatação, etc), a fim de melhor preparar os pesquisadores e, no futuro, há a possibilidade de que eles se tornem obrigatórios. Além disso, foi colocada a necessidade de avaliar e trabalhar a inserção social do Programa, tanto dos alunos que estão desenvolvendo pesquisas, quanto em relação àqueles que já as concluíram. Será elaborado um questionário para os egressos, a fim de aquilatar em que medida sua passagem pelo Programa fez a diferença em suas carreiras.

Depois disso, Ana Paula (representante discente) relatou o sucesso do primeiro seminário discente, destacando aspectos como a interação entre os colegas e a troca de experiência e fontes de pesquisa. Os demais membros do Conselho demonstraram interesse em, quando possível, estarem presentes aos eventos. Ficou acertado que a partir de então, os Seminários Permanentes seriam divulgados também para o corpo docente do Programa.

Foi confirmado que o Congresso do Programa Interunidades em Estética e História da Arte terá lugar em outubro de 2016, bem como outros eventos organizados por professores em suas linhas e grupos de pesquisa. A representante discente solicitou a divulgação antecipada dos eventos, a fim de poder repassá-los aos demais alunos do Programa.

Com relação ao projeto da revista do PGEHA, foi socializada a conclusão da coordenação do Programa sobre sua inviabilidade. Após duas reuniões seguidas, nas quais apenas dois professores estiveram presentes, foi constatado que neste momento há pouca disponibilidade do corpo docente para assumir as tarefas que envolvem a criação de uma revista científica. Embora haja, por parte do corpo discente, disponibilidade para colaborar com essa iniciativa, sem o comprometimento de um número maior de professores, não há como se levar esse projeto à cabo. Nada impede, contudo, que os alunos se organizem para realizar um congresso anual que envolva a publicação de anais.

A secretaria informou à CPG que em breve ocorrerá a escolha do novo diretor do MAC. Conforme mudanças recentes na forma de escolha dos diretores das instituições e departamentos da USP, haverá a participação de um representante discente no conselho que escolherá, entre as candidaturas apresentadas, a nova diretoria do museu. Por isso, caberá à atual gestão da representação discente realizar uma eleição (eletrônica), para escolher os alunos que representarão o corpo discente do Interunidades no referido conselho.

Foi discutido, ainda, a reabertura do prazo da Coleta CAPES. Esse procedimento consiste no envio anual da produção científica do Programa ao banco de dados da CAPES (Sucupira). Até o dia 26/04/2016, a secretaria poderá inserir dados no sistema. Professores e alunos devem atualizar seus currículos Lattes. A importância desse procedimento reside no fato de que a produção de alunos e professores é um dos principais critérios levados em conta na avaliação quadrienal que a CAPES faz dos programas de pós-graduação do país. É por meio desse trâmite que se estabelece a nota/conceito do programa. Atualmente, a nota do PGEHA é 4, e o objetivo é aumentá-la para 5 (a mota máxima é 7). A próxima avaliação está prevista para acontecer em 2017, compreendendo dados de 2013 a 2016. Tendo o Programa conquistado recentemente o doutorado, é imprescindível que sua nota aumente: não é desejável que ela se mantenha e, caso ela caia, perdemos o doutorado.

Outra tarefa da CPG foi deliberar sobre a desativação de diversas disciplinas que não são oferecidas regularmente no Programa. Em alguns casos, não houve quem assumisse a disciplina após a aposentadoria do professor responsável. Em outros, ainda, há disciplinas que foram dadas apenas uma vez. Ocorre, contudo, que entre essas disciplinas, estão algumas extremamente relevantes, principalmente as relativas à História da Arte. Houve um debate: alguns membros do conselho eram da posição de que disciplinas como História da Arte Medieval e Moderna poderiam ser desativadas sem prejuízo ao Programa; outros eram da opinião de que elas são importantes e precisam voltar a ser oferecidas. Para conhecimento dos colegas, nesse momento a Representação Discente defendeu esta última posição, tendo em vista que, num programa chamado “Estética e História da Arte”, considera-se que as disciplinas mencionadas são a espinha dorsal de sua estrutura. Além disso, para que se desenvolva uma leitura aprofundada da Arte Contemporânea, é preciso conhecer desdobramentos de períodos anteriores, dado que a contemporaneidade é repleta de diálogos e pontes com a História da Arte. Ficou acordado, ainda, que a disciplina “Direitos Autorais e Novas Tecnologias” voltará a ser oferecida, dado seu caráter atual e esclarecedor para pesquisadores e demais profissionais da área. Ao fim da deliberação, foi acertado que as disciplinas de História da Arte não oferecidas recentemente (Medieval e Moderna) passarão por nova análise, e serão levantados nomes de professores para ministra-las, dentro e fora do corpo docente do Programa.

Cabe observar que este relato foi produzido para esclarecimento do corpo discente do Programa e não constitui a ata oficial da reunião. As atas das reuniões da CPG do PGEHA ficam arquivadas na Secretaria do Programa e podem ser consultadas por professores e alunos, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Comissão de Representação Discente do PGEHA-USP

Arthur Calheiros Amador

Eduardo Augusto Alves de Almeida

Gisele Dozono Asanuma

Ana Paula Cattai Pismel

Gabriela Borges Abraços

Marina Vianna

Luise Malmaceda


Comments


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon

© 2023 by The Mountain Man. Proudly created with Wix.com

bottom of page